sábado, 11 de fevereiro de 2012

RECEPÇÃO DE CASAMENTO (DICAS)

Contratar o Buffet para Casamento 
A escolha do Buffet para Casamento é fundamental para os noivos, afinal ele é responsável por 50 a 60% das despesas do casamento. Veja as nossas dicas para escolha do Buffet para Casamento. 
A escolha do Buffet para Casamento 
Antes de escolher o buffet para casamento pesquise, peça referências a amigos e profissionais da área 
A reserva do Buffet para Casamento 
Definido o buffet para casamento, a noiva deve fazer uma reserva da data, principalmente se o casamento for em meses concorridos como maio, setembro e dezembro. 
A escolha do Cardápio para Casamento 
Além das opções oferecidas pelo buffet, faça suas próprias opções de acordo com o seu estilo e seu bolso. 
Defina o tipo de Serviço do Buffet 
De acordo com o horário do casamento, estilo e cardápio de sua recepção, defina qual serviço de buffet irá utilizar: americano / franco-americano / à inglesa ou à francesa. Procure saber se o buffet dispõe da quantidade necessária de mesas e cadeiras para seus convidados, ou se a noiva vai precisar contratar à parte. 
Noiva - Experimente 
Participe de uma degustação no buffet, geralmente o buffet marca uma data específica. Mas não se contente com apenas isso, procure informações de outros casais (peça referências), veja fotos de festas. Se possível participe de uma festa para conhecer melhor os serviços do buffet de casamento. 
Lembre-se do Contrato 
Fique de olho na hora de assinar o contrato com o buffet. Peça para que seja tudo especificado em todos os detalhes - os serviços inclusos, o cardápio, quais bebidas estão inclusas e tudo o que foi acertado verbalmente. 
Detalhes do Local 
Se a recepção de seu casamento for no salão do buffet, verifique se a estrutura do local está dentro de suas expectativas - as instalações, as acomodações, a limpeza, a quantidade de banheiros, número de mesas, cadeiras e de toalhas, se tem estacionamento, manobristas, seguranças. E lembre-se de especificar tudo no contrato. 

BUFFET: TIPOS DE CARDÁPIOS PARA CASAMENTO 
Abaixo algumas sugestões de cardápios, selecionados de acordo com o horário e o estilo do casamento. 
Brunch 
Casamento informal. É uma mistura de almoço e café da manhã, servido entre 10 horas e 11:30, é um "café da manhã reforçado". Dê preferência a um local que ofereça um pouco de natureza, de gramados, folhagens e flores, pode ser desde um buffet que disponha de um espaço externo com jardins, salões de hotéis, um local no campo, espaços reservados em clubes ou até mesmo os jardins de sua residência. 
Almoço 
Casamento semi-formal. O almoço poderá ou não ser precedido de um coquetel e poderá acontecer entre 11 e 14 horas. Os locais podem ser os mesmos do café da manhã, o que difere é o tipo de serviço que você vai escolher. Americano - Os convidados se servem e comem nas mesas. Franco-americano - Os convidados se servem e comem em pé com o prato na mão. À inglesa - Os convidados são servidos pelos garçons nas mesas com os pratos prontos. À Francesa - Os convidados são servidos pelos garçons em suas próprias mesas. 
Jantar 
Os jantares pedem um pouco mais de formalidade e sofisticação. Geralmente acontecem após as 19 horas, e são precedidos de um coquetel de entrada que poderá ser servido em uma ante-sala ou nas próprias mesas onde os convidados estarão acomodados. O tipo de serviço pode ser os mesmos sugeridos para o almoço e deve ser escolhido de acordo com o estilo da recepção. 
Coquetel 
O coquetel pode anteceder um almoço ou jantar ou pode ser servido sozinho. Quando servido sozinho é indicado para recepções à tarde ou à noite com pratos quentes. Um pouco mais informal que um jantar, mas não deixa de ser uma forma completa de se recepcionar os convidados. Se não houver espaço suficiente para mesas e cadeiras para todos, é uma boa solução. 
Bolo com Champagne 
Comemoração elegante, servida geralmente em casamentos pela manhã e à tarde. Quem deseja uma reunião um pouco mais longa ou para casamentos à noite o ideal é servir algum acompanhamento como: salgadinhos ou alguns canapês sofisticados e bebidas variadas: uísque, vinhos, e não-alcoólicas, antes do bolo e do champagne. O convite dirá: "Após a cerimônia os noivos receberão para um brinde no salão da igreja". Se a igreja não tiver salão, o local do brinde deve ser próximo. O champagne é servido a todos os convidados quando os noivos cortam o bolo e brindam com os pais ou logo em seguida. Por ser um tipo de recepção essencialmente à base de açúcar, recomenda-se que sejam preparados, à parte, doces e bolo diet. 
Churrasco 
O churrasco também é uma opção para cardápio de buffet, para um casamento mais simples e despojado. Mas é possível fazer um churrasco com bom gosto e até um certo requinte. Para isso é importante ficar atento aos detalhes, principalmente se o local e horário são adequados. O churrasco pode ser servido entre o final da manhã e o meio da tarde. É uma opção para casamento no campo, em sítio, chácara, em casa com espaço ao ar livre ou salão de festa descoberto. O serviço pode ser à americana, disposto em ilhas espalhadas no local, ou os pratos podem ser servidos diretamente na mesa dos convidados, mas convém evitar o sistema de rodízio. O cardápio pode ser composto de uma boa variedade de petiscos como frios, pães e patês/pastas de diversos sabores, além de carnes tradicionais, saladas, guarnições básicas como arroz, farofa e vinagrete além de frutas grelhadas. Para beber, sucos, cervejas, vinhos tintos e drinques tropicais como caipirinhas e coquetéis. 

ESTILO DE RECEPÇÃO 
O estilo da recepção além de combinar com o casal, deve estar em harmonia com o local, e é claro com o horário da recepção. A partir disso consideremos alguns fatores: 
Convidados 
Antes de tudo faça uma lista para definir o número de convidados, pois essa informação será fundamental para a escolha do local e para o buffet. Caso você não possa convidar todos seus amigos para a festa o melhor é não convidá-los somente para a igreja, isso é deselegante. 
Local 
Defina se vai realizar a festa em um salão, mansão ou ao ar livre. Visite o local e veja se ele tem estrutura para receber seus convidados. Repare inclusive as instalações da cozinha e o número de banheiros. Alimentação 
Defina se vai utilizar os serviços de um buffet, o cardápio, e quais bebidas pretende servir (não se esqueça de servir além de bebidas alcoólicas, água, sucos e refrigerantes inclusive dietéticos). 
Decoração 
A decoração deve estar em harmonia com o horário, com o local e inclusive com o cardápio, pois um jantar sofisticado por exemplo pede uma decoração mais requintada. Fique atento(a), a decoração das mesas não pode atrapalhar a visão e a comunicação entre os convidados. 

HORÁRIO DA RECEPÇÃO 
Podemos considerar que o horário é a base de tudo, pois a partir dele é que se define a decoração, o cardápio, os trajes, enfim o estilo da recepção. Vejamos então alguns cuidados para se evitar uma "saia justa". 
Manhã 
O casamento pela manhã é informal, portanto não exige muito luxo, no entanto a não ser que todos seus convidados sejam empresários ou profissionais liberais, dê preferência aos finais de semana, assim ninguém precisa "arriscar o emprego" para ir ao seu casamento. Quanto ao cardápio, o ideal é oferecer um café da manhã, ou um brunch (uma mistura de café da manhã com almoço). Evite o brilho nas roupas, principalmente se o casamento for ao ar livre. 
Tarde 
O casamento à tarde também é considerado informal, mas já se pode colocar um pouco de brilho nas roupas, de forma bem discreta. Como no casamento pela manhã, dê preferência aos finais de semana. O cardápio pode ser um chá com pães e frios, um coquetel, ou um coquetel seguido de salada e um prato quente, ou até um churrasco (no caso de recepção em chácara/sítio). 
Noite 
O casamento à noite pede mais requinte e sofisticação. Pode abusar do brilho e usar tecidos mais nobres, mas sempre usando o bom senso. Quanto ao cardápio pode ser servido um coquetel ou um jantar que pode ser informal (serviço americano - onde os próprios convidados se servem), ou formal (servido à francesa - servido por garçons).

2 comentários:

  1. Gostaria de saber quatos convidados o espaço suporta e saber se tem como alugar somente o local sem o buffet, caso nao alugue somente o local gostaria de saber o valor por pessoa para o buffet.
    Obrigada,

    Ficarei no Aguardo!!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber quatos convidados o espaço suporta e saber se tem como alugar somente o local sem o buffet, caso nao alugue somente o local gostaria de saber o valor por pessoa para o buffet.
    Obrigada,

    Ficarei no Aguardo!!

    ResponderExcluir